domingo, fevereiro 04, 2007

Água: Conheça a sua importância para a saúde

O corpo é formado por cerca de 70% de água, a qual é perdida e reposta constantemente pelo organismo. A reposição é necessária para a saúde e beleza em geral.
A hidratação
Quando a água é perdida, a pele se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo de envelhecimento. Por isso, é importante mantê-la sempre hidratada.
Além disso, eliminamos cerca de 2 litros através da urina, suor e fezes. Se essa quantidade não for reposta, inicia-se um processo de desidratação e intoxicação.
Água em excesso faz mal?
Ela não pode ser ingerida em excesso para que não haja uma grande perda de sais minerais, principalmente, sódio e potássio.
Alimentos também contêm água?
Ao comer alimentos sólidos também estamos ingerindo líquidos. Durante as dietas de emagrecimento, por exemplo, quando a quantidade de alimentos ingeridos é reduzida e a queima de gorduras é maior, recomenda-se tomar mais água para não desidratar.
Cuidado com falsos mitos. “Sauna emagrece”; “quanto mais se transpira, mais rápido se perde peso”.
Certamente, ao sair da sauna ou de uma aula de ginástica, você vai notar que perdeu peso, porém, à custa da perda de água, que deve ser reposta mais tarde ao ingerir líquidos ou alimentos sólidos.
Saúde para os cabelos
A água é a maior responsável pela saúde e brilho dos fios. Usá-la na temperatura certa é fator dominante para o sucesso. A água morna ajuda a ação dos cremes e condicionadores, e a fria dá brilho e volume.
Dica: antes de aplicar o champo, molhe bastante os cabelos e, na hora de enxaguar, repita a dose, até se certificar que nenhum resíduo do produto ficou nos fios.
Benefícios da água para o corpo
A água relaxa, massageia e facilita os exercícios. Com a hidroginástica, é possível realizar exercícios inacreditáveis. Milagre? Não. A água faz com que nosso corpo fique 70% mais leve, ou seja, se normalmente você consegue fazer 10 abdominais, na piscina, você fará 50, com o mesmo esforço.
Beba 8 copos de água por dia, faça disso um hábito. O ideal é beber 2 litros por dia!

Sem comentários: